Notícias

Alerta vermelho para clima extremo atinge vários estados; verifique

ANÚNCIOS

A Defesa Civil pede para que a população destas regiões se mantenha em locais seguros.

ANÚNCIOS

O avanço de uma nova frente fria pelo território brasileiro acende o sinal de alerta em diversas regiões do país, especialmente no Sul e Centro-Oeste. Esse tipo de fenômeno, comum em períodos de transição climática, tem capacidade de provocar mudanças bruscas no tempo, com formação de nuvens carregadas, intensificação dos ventos e grande volume de precipitação em um curto intervalo de tempo.

Neste domingo e segunda-feira, os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul estão sob alerta máximo, classificado como vermelho pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

ANÚNCIOS

A previsão indica possibilidade de chuvas extremamente intensas, com volumes acima de 60 milímetros por hora ou acumulados superiores a 100 milímetros por dia.

Imagem colorida

Além disso, são esperadas rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, acompanhadas por granizo em pontos isolados, o que pode causar transtornos estruturais, interrupções no fornecimento de energia e impactos no trânsito.

O alerta se estende, ainda que em grau moderado, para outras regiões do país. O Sudeste e parte do Centro-Oeste, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, estão sob aviso laranja.

Nestas áreas, a instabilidade também será significativa, com precipitações entre 30 a 60 milímetros por hora e ventos intensos, que podem atingir até 100 km/h.

ANÚNCIOS

Imagem colorida

A previsão indica que o deslocamento da frente fria será rápido, atingindo diferentes regiões ao longo do dia. Na manhã de segunda-feira, a atenção se volta para o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

À tarde, o sistema se propaga para Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, alcançando o Rio de Janeiro à noite. Após a passagem desse sistema, uma queda acentuada nas temperaturas é esperada, especialmente no Sul, onde há previsão de geadas já na terça-feira.

Diante desse cenário, recomenda-se cautela e atenção às orientações dos órgãos de defesa civil, principalmente em áreas propensas a alagamentos, quedas de árvores ou interrupções de energia elétrica. A prevenção e o acompanhamento constante das atualizações meteorológicas são essenciais para reduzir os riscos.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.