Nesta última quarta-feira, dia 5 de fevereiro, as autoridades emitiram alertas de gravidade máxima em várias regiões do Brasil, e por este motivo, a população deve tomar os devidos cuidado.
Um alerta vermelho para chuvas intensas foi emitido e deve afetar as regiões de Pernambuco e Alagoas. O segundo alerta vermelho é para uma onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul.
Em outras regiões, foi emitido um alerta amarelo, como São Paulo, que deverá ter áreas chuvosas. O alerta amarelo indica um risco menor que o vermelho, mas ainda podem ter danos significativos.
O alerta amarelo significa um perigo potencial, enquanto o laranja indica perigo e o vermelho é semelhante a um grande perigo. Nas últimas semanas, chuvas intensas têm atingido o país, incluindo alagamentos no metrô de São Paulo que preocuparam a população.
Alerta vermelho para chuvas intensas
O alerta vermelho para chuvas intensas foi emitido pelo Inmet nesta manhã e permanece em vigor até às 15h em partes de Pernambuco e Alagoas. As áreas mais afetadas incluem, a região metropolitana de Recife, a mata pernambucana, o agreste pernambucano e o leste alagoano.
Nestes lugares, existe uma previsão de chuvas superiores a 60mm/h, com ventos que podem chegar a 100km/h. As autoridades alertam para o risco de danos que podem atingir edificações, causar quedas de árvore, cortes de energia elétrica, alagamentos e enxurradas.
Na região da Grande Recife, os efeitos das chuvas são notáveis, com relatos de ruas alagadas, quedas de árvore e deslizamento de barreira. Como medida de segurança, as aulas foram suspensas para evitar maiores acidentes.
Onda de calor no Rio Grande do Sul
E apesar do país estar enfrentando chuvas intensas, o Rio Grande do Sul, está com um alerta vermelho para onda de calor. O aviso permanece válido até a próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro. Para se proteger, é necessário hidratação e proteção contra o sol.
Desta forma, várias regiões do país lidam com alertas vermelhos para situações climáticas, com chuvas intensas no Nordeste e uma onda de calor no Sul do país.