Nos próximos dias, uma frente fria está prevista para chegar no Brasil, o que irá trazer a possibilidade de formação de tornados em alguns estados entre esta terça-feira, dia 27 de maio, e quarta-feira, dia 28 de maio.
Diante disso, é esperado que os termômetros devem registrar quedas significativas, especialmente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Há um alerta de perigo devido a brusca diminuição da temperatura de um dia para o outro.
O risco de tornados é apontado para as regiões do norte gaúcho, oeste paranaense, sudeste do Mato Grosso do Sul e em Santa Catarina. Os dados fornecidos indicam que o período entre terça e quarta será marcado por um encontro de ventos divergentes.
Com esse encontro, os fenômenos podem ser gerados, visto que ocorrerá um choque entre o ar quente que está chegando e o avanço de ar muito frio do sul para o norte.
O MetSul ressalta que apesar do risco existente, a chance de redemoinhos se formarem não é considerada como alta. As correntes de jato em baixo níveis são frequentemente observadas na maioria dos episódios de tornados no Brasil.
Essas correntes contribuem para a formação de ventos divergentes na atmosfera, o que é chamado de cisalhamento, algo que é fundamental para a formação desses fenômenos.
Um corredor de vento forte, irá surgir na Bolívia, transportando ar quente para a mesma região que será afetada pela frente fria, mas chegando alguns momentos antes dela.
Esse fenômeno explica o porquê o sol deve aparecer poucas horas antes da queda brusca de temperatura em parte de nosso país. Os tornados são redemoinhos de ventos intensos que são formados por um centro de baixa pressão enquanto ocorrem tempestades.
Quando esses redemoinhos tocam no chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade se mostram capazes de destruir o que encontram por seu caminho.
Geralmente, os tornados costumam durar apenas alguns minutos, e em casos raros, passam das duas horas. Muitas vezes é mais destrutivo do que furacão e um tornado pode ter uma largura menor que 30 metros.