Saúde

Água e Fruta – dois ingredientes comuns que juntos vencem a depressão e a obesidade

O consumo abundante de água é um bem para a saúde, isso vale para todos os âmbitos de bem-estar, e o mesmo vale para as frutas, que são ricas em nutrientes, minerais importantes e vitaminas que melhoram o desempenho do organismo.

ANÚNCIOS

Segundo Raffaele Morelli, dietólogo italiano, pessoas que acumulam excesso de peso e engordam, não comem fruta e não bebem água.

Geralmente são pessoas habituadas aos sabores doces e salgados, frituras, alimentos gordurosos, pesados e industrializados. Ou seja, que possuem sempre os mesmos gostos.

No entanto, Doutor Raffaelle defende que consumir líquido em abundância e vitaminas são essenciais na prevenção da ansiedade (melancolia, depressão).

A saber, a depressão é a inimiga número um de quem deseja emagrecer. Pessoas que sofrem de depressão e são ansiosas, geralmente, em 90% dos casos, são obesas.

ANÚNCIOS

Segundo o médico Raffaelle, pesquisas científicas comprovam que pessoas que possuem tendência a engordar não podem sob hipótese alguma eliminar a fruta do cardápio diário.\n\nQuando engordamos, geralmente, salvo em poucos casos, nos habituamos a pratos saborosos, carnes assadas, molhos, salsas para temperar salada, frituras e doces.

O nosso paladar se habitua a esses sabores, rejeitando o sabor natural da fruta e até mesmo da água natural. Por isso, é muito comum que pessoas que estão acima do peso não consumam água em abundância e nem frutas.

Decididamente, pesquisas apontaram que consumir de 2 ou 3 porções de frutas ao dia, mais 2 litros de água, elimina o risco e previne em 30% doenças como a depressão, a ansiedade e a melancolia.

Portanto, não é difícil concluir que a fruta e a água são essenciais a saúde. O papel da fruta no nosso organismo é tão importante, que ao consumi-la diariamente, temos um aumento da produção de dopamina e serotonina. Hormônios do prazer que afastam definitivamente a depressão, o estresse e a ansiedade.

ANÚNCIOS

Segundo um estudo realizado no Canadá com 15 mil pessoas, publicado na revista Preventive Medicine, pessoas que consomem frutas e água diariamente raramente são acometidas por crises de ansiedade e depressão, e como consequência disso, são pessoas que não apresentam problemas de obesidade.\n\nDo mesmo modo que, pessoas acometidas de mau humor, crises de depressão, ansiedade, períodos de tristeza prolongados, sentem necessidade de aliviar esse contexto consumindo descontroladamente salames, hamburguês, batatinhas, chips, sorvete e alimentos gordurosos, resultado? Engordam! E a sensação de alívio é momentânea.

A saída para esse contexto é sem dúvidas adotar uma dieta balanceada, com vegetais, frutas, cereais, proteínas, alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, e consumir de 2 a 3 litros de água por dia.

O resultado disso são pessoas mais iluminadas, com cabelos e pele mais hidratados e brilhantes. Com autoestima a todo vapor, se sentem mais valorizadas, alegres, leves, e obviamente a tristeza vai bater em retirada dando espaço a um estado de vida chamado “bem-estar”.

Faça um experiência, adote o hábito de comer frutas diariamente, aumente as porcões gradativamente, assim como consumir água, comece com 1 litro por dia, depois amplie para dois e assim consecutivamente, e observe os resultados… como se diz aqui na Itália: in bocca al lupo (boa sorte).

Redação de Priscilla Rodighiero

ANÚNCIOS

Fonte de Pesquisa: Dimagrire in salute e senza stress, Morelli, Raffaelle

Periodico Mensile Marzo 2015. Italia

Sobre o Autor