Ao longo do fim da manhã, e começo da tarde, desta segunda-feira, muitas pessoas relataram problemas com o funcionamento do Instagram. Chegou-se inclusive a especular que o problema pudesse ter origem política.
No entanto, a rede social se manifestou e esclareceu o que realmente aconteceu. Ao longo desta segunda, muitos perfis relataram perda de seguidores e muitos usuários relataram ter perdido suas contas.
O Instagram é uma rede social que pertence a Meta, empresa que também administra Facebook e Whatsapp, dentre outros projetos e serviços. Por meio de declaração oficial, um porta-voz da empresa declarou o seguinte:
“Sabemos que algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar suas contas no Instagram. Estamos investigando e pedimos desculpas pelo inconveniente”
Continua…
Ao longo do dia, muitos usuários relataram também a volta da normalidade, mas o problema ainda não foi integralmente solucionado. Acredita-se que houve um bug, ou seja, uma falha no sistema da rede social.
Assim como todas as redes sociais do mundo, o Instagram funciona a partir de um código e esse código pode apresentar falhas. Dias atrás, por exemplo, muitos usuários relataram dificuldade para o usar o whatsapp.
Ambas as plataformas pertencem a mesma empresa, como já mencionado. Por isso, ainda há uma especulação de que talvez a situação se deva a um problema interno da empresa. Usuários brasileiros continuam aguardando pela solução definitiva, embora muitas contas já tenham sido normalizadas.
Recomenda-se ainda a leitura das diretrizes de cada aplicativo, para que o mau uso não acarrete em exclusão.