O advogado Rodrigo Pantaleão, que ganhou notoriedade nacional após uma audiência em que concordou com a condenação do réu que ele mesmo defendia, foi encontrado sem vida nesta quinta, dia 25 de junho, em Florianópolis. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer as circunstâncias da morte.
De acordo com o delegado Alex Bonfim, o corpo foi encontrado em um imóvel localizado no bairro Itacorubi depois que moradores relataram um odor intenso vindo da residência. As primeiras informações indicam que o advogado morreu dias antes de ser encontrado.
Ainda segundo a polícia, o imóvel não apresentava sinais de arrombamento e o corpo não possuía lesões aparentes. Até o momento, a linha de investigação não foi divulgada, e as autoridades aguardam o avanço das perícias para esclarecer o ocorrido.
A Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB-SC) informou, por meio de nota, que acompanha o caso e afirmou ter adotado as medidas necessárias junto às autoridades policiais para monitorar o andamento das investigações.
Rodrigo Pantaleão havia se tornado alvo de intensa repercussão nas redes sociais após uma audiência de instrução realizada em 28 de maio. Na sessão, transmitida por videoconferência, ele permaneceu olhando para o celular durante boa parte da manifestação do promotor de Justiça.
Quando foi convocado pela juíza Carolina Ranzolin para fazer as alegações finais da defesa, fez uma declaração que rapidamente viralizou. “A defesa corrobora as afirmações exaradas pela promotoria de Justiça. Nada mais, excelência“, afirmou o advogado, concordando integralmente com os argumentos da acusação.
https://www.instagram.com/p/DaA3IA-gHVS/
A manifestação surpreendeu a magistrada, que entendeu que o réu estava sem uma defesa efetiva. Durante a audiência, a juíza destacou que o acusado merecia uma defesa adequada, diante da postura adotada por seu representante legal.
O episódio gerou amplo debate entre profissionais do Direito e nas redes sociais sobre os limites da atuação da defesa e as garantias asseguradas aos réus em processos judiciais. Agora, semanas após o caso ganhar notoriedade, a morte de Rodrigo Pantaleão passa a ser investigada pela Polícia Civil, que ainda não divulgou detalhes sobre as possíveis causas do falecimento.

