As fortes chuvas que atingem o país já causaram vítimas fatais. Em Santa Catarina, pelo menos duas adolescentes tiveram as mortes confirmadas em eventos relacionados as chuvas. As duas eram irmãs.
De acordo com as informações do caso, uma terceira irmã foi socorrida com vida e levada ao hospital. O caso aconteceu em Camboriú, no Jardim Aliança. As meninas tinham entre 15 e 17 anos de idade e não resistiram aos ferimentos.
Ainda segundo as informações, as duas chegaram a ser socorridas, mas não reagiram as manobras de reanimação. A irmã sobrevivente tem apenas 9 anos de idade e precisou ser internada, mas não há maiores informações sobre seu estado de saúde.
A madrugada desta terça-feira marcou um momento de emergência para várias cidades. Estados como Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro vivem cenas de tragédia em muitas cidades. Só em Minas, mais de 80 municípios declararam estado de emergência.
A Defesa Civil faz alertas e pede para que a população tome medidas de segurança. Em Santa Catarina, como em outros estados, a previsão é de que o volume de chuvas continue alto. O risco de novos deslizamentos e alagamentos é alto.
A recomendação é a de que a população procure abrigo em lugares seguros, caso suas casas estejam em áreas de risco. Motoristas devem evitar áreas com histórico de alagamento.
Em vários municípios, estão sendo organizados pontos de abrigo para famílias desalojadas ou desabrigadas.