Uma jovem estudante de psicologia, de 19 anos de idade, identificada pelo nome de Amanda Chagas Botrel, foi presa em Pernambuco, após ter confessado que foi a responsável por tirar a vida de seu próprio pai.
O pai dela, identificado pelo nome de Ayres Botrel, de 60 anos, teve a vida tirada pela própria filha e a motivação, exposta pelas autoridades, foi por conta de sua herança.
A jovem tinha interesse em ter acesso a herança dele, avaliada em 2 milhões de reais. O caso chamou atenção por tamanha frieza aplicada e pela quebra da importância do laço familiar.
O crime aconteceu no dia 20 de junho, quando Ayres Botrel foi morto enquanto estava dormindo em sua residência, na região de Cabo de Santo Agostinho. Não demorou muito tempo para as autoridades chegarem até a filha, após ela ter apresentado contradições.
Durante o velório do pai, a jovem deu um depoimento controverso, e seis dias após o crime, ela foi detida e confessou os seus planos e suas intenções.
O parricídio, o ato de tirar a vida do próprio pai ou mãe, é um crime que chama atenção da sociedade, por violar o vínculo de confiança e aquilo que é considerado como cuidado mais fundamental.
A motivação financeira, especialmente a antecipação de uma herança, costuma ser um motivos mais antigos e sombrios para crimes familiares, onde o valor material se sobrepõe a vida.
No momento, Amanda está sendo apontada como a ‘autora intelectual’ do crime, termo jurídico para designar a pessoa que planeja e ordena o homicídio, mesmo que não execute o ato de forma direta.
O fato dela ser uma estudante de psicologia também chama atenção no caso e levanta questionamentos sobre a dissociação entre o conhecimento teórico do comportamento humano e a capacidade de cometer um ato de tal magnitude.
Com a confissão da mandante, o foco da polícia agora se volta para a identificação dos executores. Investigações de crimes por encomenda geralmente seguem o rastro financeiro e as comunicações entre quem ordena e quem é contratada.
Amanda Chagas Botrel permanece presa enquanto a polícia trabalha para localizar os pistoleiros e quaisquer outros cúmplices. Muitos lamentam o ocorrido.