Um grave acidente envolvendo dois ônibus de passageiros resultou em pelo menos 37 mortes e deixou cerca de 30 feridos na madrugada deste sábado, 1º de março, em uma estrada estreita de mão dupla entre as cidades de Potosí e Oruro, no sul da Bolívia.
O acidente, considerado o mais fatal registrado no país neste ano, ocorreu próximo à cidade de Uyuni e foi confirmado pela polícia local. Entre as vítimas fatais, foram contabilizados 35 adultos e duas crianças, conforme informou o coronel Wilson Flores.
O número de feridos ainda é aproximado, enquanto as equipes de resgate trabalham no atendimento dos sobreviventes e na remoção dos corpos. As investigações sobre as causas do acidente estão em andamento, mas as primeiras análises apontam que um dos veículos teria invadido a pista contrária.
Além disso, um dos motoristas, que se encontra em estado grave, apresentava sinais de embriaguez, segundo a polícia, e foi submetido a exames de sangue para confirmar a presença de álcool no organismo.
Um dos ônibus envolvidos no acidente seguia para Oruro, onde ocorre neste fim de semana o tradicional Carnaval de Oruro, uma das maiores festas da América Latina, que atrai milhares de visitantes todos os anos.
#RTPInforma
🚨🚨#Último: Se registra un grave accidente en la carretera #Uyuni-Potosí, donde dos buses colisionaron en la madrugada de este sábado. Se reportan heridos y fallecidos. pic.twitter.com/9Lmw81zaJF— RTP Bolivia (@rtp_bolivia) March 1, 2025
A tragédia lança um alerta sobre a segurança nas rodovias bolivianas, que registram anualmente cerca de 1.400 mortes em acidentes de trânsito, principalmente devido à imprudência dos motoristas e falhas mecânicas, de acordo com dados do Ministério de Governo.
Antes desse acidente, o departamento de Potosí já contabilizava 64 mortes em ocorrências de trânsito apenas nos dois primeiros meses de 2025. Em fevereiro, um outro desastre rodoviário resultou na morte de 29 pessoas, quando um ônibus caiu de um penhasco de 800 metros na região de Yocalla.
Segundo o Observatório Boliviano de Segurança Pública, Potosí concentra 10,6% de todos os acidentes fatais do país, reforçando a necessidade de medidas mais rígidas para garantir a segurança nas estradas.
#RTPInforma
🚨🚨#Último: Se registra un grave accidente en la carretera #Uyuni-Potosí, donde dos buses colisionaron en la madrugada de este sábado. Se reportan heridos y unos 20 fallecidos.Video: Radio Uyuni Pro pic.twitter.com/vuuhKk0QHW
— RTP Bolivia (@rtp_bolivia) March 1, 2025
Diante da gravidade do ocorrido, as autoridades locais intensificaram as investigações para esclarecer as causas do acidente e apurar eventuais responsabilidades.
O episódio também reacende o debate sobre a necessidade de fiscalização mais rigorosa nas estradas e políticas públicas voltadas para a redução dos altos índices de acidentes fatais na Bolívia.