Curiosidades

7 dicas orientais que vão te ensinar a superar os momentos mais difíceis da sua vida e encontrar neles oportunidades de crescimento

Precisamos aprender com os orientais a não sermos vítimas de nossos problemas e lutas, e sim enfrentá-los de frente. Todo problema tem um aprendizado e uma oportunidade.

ANÚNCIOS

Para superar momentos difíceis, precisamos de muita boa vontade: a vida é cheia de contradições, frustrações, desejos não realizados e situações desagradáveis. Os orientais têm uma maneira diferente de ver os problemas: ao contrário dos ocidentais, eles não os negam e não tentam se livrar deles o mais rápido possível.

A atitude deles é mais adaptativa, e é por isso que eles conseguiram desenvolver chaves (dicas) para superar os momentos mais difíceis. Os problemas são vistos como oportunidades para desenvolver novas habilidades, que por sua vez são úteis para gerenciar problemas futuros.

Não lute contra a corrente

Uma maneira inteligente de lidar com tempos difíceis é não opor-se a eles. Quando há circunstâncias adversas, sempre tendemos a gastar muita energia tentando evitar o inevitável. Aceitar é um dos maiores passos para resolver um problema: essa aceitação evita esforços inúteis, desgaste mental e torna tudo mais fácil.\n\n

Olhe para dentro

É fácil cair na tentação de explicar situações complicadas em função de fatores externos. Embora seja verdade que muitas dificuldades são causadas por fatores além do nosso controle, só podemos escolher como responder. Em qualquer situação, mesmo as mais difíceis, sempre há algo que podemos fazer.

ANÚNCIOS

Todo erro envolve aprendizado

Uma situação difícil é sempre uma oportunidade de aprender algo sobre nós mesmos ou sobre a realidade externa. A dor revela novas facetas da vida, de nós mesmos ou daqueles que nos rodeiam.

O que tiver de acontecer, vai acontecer…

Cada evento é o resultado de vários fatores. Assim como nenhum triunfo vem sem razão, nenhuma dificuldade ou perda deve ser atribuída ao destino. O presente é uma síntese do passado e cada fato é o resultado do que o precede. É por isso que o que acontece deve acontecer, nem melhor nem pior.\n\n

Agora não, mais tarde… o momento é agora!

Situações difíceis são pedidos de mudança. É importante mudar a nós mesmos, aqui e agora, e não esperar que a tempestade acabe agindo.

Risada – Sorrir é bem melhor do que ficar triste e emburrado

O riso é o melhor antídoto para o desespero e o pessimismo. Nesse tipo de situação, rir é uma bênção. Provavelmente não vai acontecer espontaneamente, e é por isso que deve ser procurado.

ANÚNCIOS

Não vitimize

A vitimização é útil para aqueles que a usam, mas seus benefícios são apenas falsos. Para obtê-lo, renuncia-se ao controle da situação, e o único resultado é prolongar as dificuldades. A longo prazo, não leva a nenhuma solução.

Sobre o Autor