Já é sabido por todos que um beijo é uma maravilha, mas você está ciente dos benefícios que ele proporciona à saúde? Essa manifestação afetuosa, quando realizada com afeto e afinidade, tem o poder de despertar reações em todo o organismo, gerando sensações de bem-estar, fortalecendo a confiança e estreitando ainda mais os laços do casal.
De acordo com o sexólogo Amaury Mendes Junior, a boca possui terminações nervosas muito parecidas com as encontradas nos órgãos genitais feminino e masculino e por isso são propícias a promover o prazer.
1 – Promove a melhoria da circulação
Durante um beijo, ocorre uma estimulação que resulta na dilatação dos vasos sanguíneos por todo o corpo. Acompanhada pelo aumento da frequência cardíaca, essa abertura dos vasos contribui para o incremento do fluxo sanguíneo destinado aos tecidos, promovendo uma melhora global na circulação.
“Essa intensificação da circulação nutre as células e até ameniza dores no corpo, como a enxaqueca e a dor de cabeça“, explica Amaury Mendes.
2 – Previne e ameniza as rugas
Quando um beijo apaixonado e repleto de cumplicidade ocorre, é acionado o movimento de 29 músculos presentes no rosto e na região. Esse gesto, repleto de emoções positivas, não apenas consome calorias, mas também age como um exercício facial revigorante.
Segundo Amaury, o beijo aumenta a circulação no rosto nutrindo as células evitando o envelhecimento precoce.
3 – Aumenta a imunidade
Já parou para pensar que aproximadamente 250 bactérias são compartilhadas durante um beijo? Antes de formar uma careta, é importante saber que essa troca pode, na verdade, proporcionar proteção contra diversas doenças ao nosso organismo. Continue a leitura a seguir.
4 – Estimula os sentidos
Beijar é uma ação que envolve uma série de sentidos: o tato, através do toque dos lábios e da proximidade corporal; o olfato, que é estimulado ao sentir o aroma do parceiro; o paladar, representado pelo sabor do outro; a audição, que nos permite ouvir a respiração e os sons envolvidos em um beijo prazeroso; e, por fim, a visão, que nos permite observar o parceiro em todo o seu esplendor.
5 – Promove o bem-estar
Durante um beijo, ocorre a libertação de endorfinas, neurotransmissores que proporcionam uma agradável sensação de bem-estar. Quando os níveis dessas substâncias estão demasiadamente baixos no corpo, podem desencadear irritabilidade, sonolência, tristeza, impulsividade e uma série de desafios emocionais.
6 – Melhora a autoestima
“O beijo romântico implica na sensação de ser amado e o beijar por beijar está ligado ao poder de conquista, de sedução, de ser atraente a outras pessoas, ou seja, o beijo está intimamente relacionado à autoestima”, afirma o psicólogo Diego Henrique Viviane, do Instituto Paulista de Sexualidade.
7- Auxilia a expressar as emoções
Apesar de estar relacionado à expressão emocional, o beijo não é capaz, por si só, de transmitir todo o conteúdo amoroso, afetivo e emocional. Assim sendo, ele representa apenas um aspecto da demonstração de afeto.