Gases são parte da digestão, mas acabam sendo capazes de gerar desconfortos desagradáveis. Em alguns casos, o paciente pode pensar até que esta tendo um episódio cardíaco, por exemplo.
Ou seja, ter controle sobre a presença dos gases é importante. Uma das maneiras de ter esse cuidado é entender quais alimentos podem tornar a presença de gases ainda maior no intestino.
A maior parte dos gases formados no intestino se deve pela fermentação dos alimentos, que é um processo natural provocado pelas bactérias presentes no intestino. Nesse processo, alguns alimentos podem ter maior influência.
Os 7 alimentos a seguir podem provocar aumento dos gases e levar à dores abdominais
Feijão: conhecido por conta dessa característica, o feijão é um dos “vilões” nesse sentido. O feijão é rico em alguns amidos que não são digeridos bem, como rafinose e estaquiose, e acabam fermentando no intestino. Para driblar um pouco esse efeito, uma dica é colocar os grãos de molho antes de cozinhar.
Batata-doce, brócolis e couve-flor: esses alimentos entram na lista pelo mesmo motivo que o feijão, mas ainda também pela presença de enxofre, que faz parte de suas propriedades e aumentam os gases no intestino.
Leite, aveia e grão-de-bico: são os alimentos que completam a lista. São alimentos de digestão mais difícil, o que leva a fermentação. Especialmente para pessoas intolerantes a lactose, o leite pode gerar desconfortos bastante acentuados, o que pode causar dor abdominal.