Curiosidades

5 sinais de que uma pessoa não é sua amiga de verdade

Saiba identificar quando uma amizade é tóxica, por mais que você goste muito do seu amigo, isso pode estar caminhando para algo ruim

A amizade é um elo poderoso em nossas vidas. Muitos amigos são muito mais próximos do que até mesmo alguns familiares. Estudos realizados comprovam que a amizade pode ser muito benéfica para a saúde, inclusive para saúde cerebral.

PUBLICIDADE

“Há tantas coisas sobre famílias e casamento, mas muito pouco sobre amizades. Isso me intriga. Amizade tem mais impacto na nossa saúde psicológica do que relacionamento familiar”, disse uma professora de sociologia, Rebecca G. Adams.

Vários outros estudos já foram realizados e comprovam que pessoas que possuem muitos amigos terão benefícios em sua saúde, porém, uma amizade tóxica pode causar danos muito piores, causando mal-estar, crises de ansiedade, pressão alta, síndrome do intestino irritável, imunidade baixa, depressão, entre outras.

PUBLICIDADE

5 formas de identificar uma amizade tóxica

1. Você precisa tomar um cuidado excessivo com tudo que fala ou faz

No início desta amizade, existia mais leveza e cumplicidade, você podia dizer o que queria, o que pensava, que nada causaria nenhum desconforto. Era divertido passarem um tempo juntos. Porém, depois de um tempo, você passou a perceber que tudo o que diz pode causar problemas, pois a pessoa se magoa com facilidade, tem que se cercar de cuidados para não gerar problemas, é a sensação de estar sempre pisando em ovos.

2. Você se sente em uma competição com os amigos dela

Você percebe que a pessoa fica falando dos outros amigos, dos programas que eles fazem juntos, viagens, do quanto se divertem, isso causa em você a sensação de estar ficando para trás, como se com você não fosse tão divertido. Você começa a se comparar e acaba se sentindo em uma competição, sobre quem é mais amigo. Assim como em qualquer tipo de relacionamento, a amizade precisa ser construída na base da confiança, ciúmes existem, mas tudo que é em excesso é ruim.

PUBLICIDADE

3. Críticas frequentes

Amigos muitas vezes alertam uns aos outros do que pode estar errado, de algo que possam melhorar, porém, críticas devem ser feitas com o intuito de melhorar algo que não está legal. Devem ser construtivas, e para isto, devem ser feitas com cautela e gentileza. Quando a crítica é feita de outra maneira, ela serve apenas para humilhar e baixar a autoestima de quem as recebe. Se você vive isto em alguma de suas amizades, fique atento.

4. Ela sempre diz que você precisa mudar

Se a pessoa ficar sempre te alertando para pontos que precisam ser mudados em você, no seu modo de agir, fazer ou pensar, mas nunca aceita os seus conselhos, nunca faz nada para mudar a si mesma em relação ao que você apontou, e se, aparentemente, esta pessoa está sempre certa e você errado.

5. Você vive uma montanha-russa de emoções

A pessoa está sempre em uma inconstância. Você nunca sabe se ela está brava, se está magoada ou feliz com você. Em um dia ela briga contigo, no outro, te liga como se nada tivesse acontecido, você nunca sabe o que vai acontecer, vive sobre fortes emoções, pois a outra pessoa está sempre no controle de tudo. Esse estresse causado pelos abusos nesta amizade podem te trazer muitos problemas de saúde.

Todas as amizades possuem seus altos e baixos, momentos de crise e momentos de alegria extrema. É normal! Porém, observe se ela não está passando dos limites. Se é uma amizade que constantemente te deixa para baixo, chateado, triste, o melhor a se fazer é se afastar, antes que sua saúde sofra com as consequências.

PUBLICIDADE