Envelhecer é uma das coisas mais naturais, e inevitáveis, do mundo. Algumas pessoas tentam driblar a aparência envelhecida, com procedimentos estéticos, mas nada reverte a passagem do tempo em si.
É claro que, se envelhecer é inevitável, enfrentar esse processo com saúde é uma opção. Muitas pessoas tem se tornado cada vez mais conscientes sobre cuidados com a saúde, visando uma velhice mais saudável.
Para envelhecer com saúde, e também retardar os efeitos mais severos do envelhecimento, um dos pontos cruciais é a alimentação. Os cuidados com alimentação são fundamentais, especialmente porque alguns alimentos podem ser perigosos.
1. Carnes processadas
Proteínas ultraprocessadas são opções muitas vezes rápidas, mas pouco nutritivas. Trata-se de alimentos que se tornaram cotidianas na vida do brasileiro, mas não possuem valor nutricional e pouco, ou nada, contribuem para a saúde. Além disso, são alimentos, geralmente, ricos em sódio, gorduras e acabam se tornando um risco.
2. Refrigerantes
Assim como nas carnes processadas, os refrigerantes são opções de bebidas completamente vazias em valor nutricional. Os refrigerantes são ricos em açúcar, corante e outras substâncias que nada contribuem para a saúde.
3. Doces, chocolates industrializados
A maioria dos doces industrializados mais populares são verdadeiras bombas de açúcar, corante, conservantes, etc. Os chocolates mais populares também e são geralmente feitos com baixa porcentagem de cacau. O excesso pode ser extremamente perigoso.
É claro que é importante ter em mente que todo alimento consumido em excesso pode ser um perigo, especialmente estas categorias que são baixas em valor nutricional. Se não conseguir abrir mão, reduza o consumo.