A fibromialgia é uma patologia reumatológica que afeta toda a musculatura causando dor intensa e persistente associados a outros sintomas como depressão, insônia, ansiedade, fadiga, distúrbios intestinais, entre outros.
De acordo com estudos a doença é mais frequente entre as mulheres mas também acomete pessoas do sexo masculino, que de igual modo sofrem com as consequências dessa doença que tem se tornado cada vez mais comum.
Você saberia dizer em quais pontos do corpo as dores provenientes da fibromialgia são mais intensas, quais sinais ou sintomas servem como sinal de alerta e o que fazer?
De acordo com as afirmativas do Dr. Drauzio Varella, a síndrome de fibromialgia atinge de cheio várias partes do corpo humano, dos músculos, articulações e tendões como mostra a imagem aqui abaixo.
Confira a seguir, quais os 12 sinais e sintomas dos quais ninguém deve ignorar.
Ainda segundo o médico acima citado, a dor da fibromialgia é angustiante e quase sempre vem acompanhada de formigamentos e queimação, podendo até causar deformidades física e causar incapacidade laboral.
- Dores fortes
- Baixa qualidade do sono
- Intestino irritado
- Boca amarga e seca
- Mal estar generalizado
- Concentração comprometida
- Cansaço sem motivo
- Urina solta
- Alteração no humor
- Dor de cabeça frequente
- Indisposição
- Estresse generalizado
Procure ajuda médica caso você passe a ter alguns desses sintomas mencionados acima e ainda que não identifique nenhuma mudança em sua saúde não demore a fazer seus exames de rotina e avaliação ao menos uma vez ao ano, pois a prevenção é o melhor caminho para preservar a qualidade de vida.